terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Windows 8 virá em 109 idiomas


Windows 8
O usuário, em qualquer versão do sistema (não somente as mais avançadas, como agora) poderá trocar o idioma da interface.
A Microsoft divulgou hoje uma novidade bem-vinda para milhões de usuários do Windows no mundo todo. No Windows 8, o recurso de escolher o idioma do sistema operacional estará disponível para “todo mundo, em qualquer lugar”. Até agora, com o Windows 7, só têm o privilégio da troca de idioma os donos das versões mais avançadas do sistema. Usuários, por exemplo, do Windows Home Premium não têm esse recurso. A empresa considerava o idioma algo relativo ao “mercado local”. Por isso só tinham a opção de trocar o idioma as versões destinadas a profissionais ou a empresas.
O raciocínio era: se o usuário está comprando o Windows no Brasil, logo ele quer o Windows em português brasileiro, e fim de papo. Agora, observando seu próprio país, a Microsoft notou que 20% dos americanos falam em casa algo diferente do inglês. Só o contingente dos falantes domésticos de espanhol corresponde a 12,4% dos americanos, o equivalente a 35,5 milhões de pessoas.
Segundo o blog Criando o Windows 8, a nova versão do sistema virá com suporte a 109 idiomas – 14 a mais que o Windows 7. Ao mesmo tempo, a possibilidade de escolher uma ou mais dessas línguas estará disponível em todas as máquinas, e não apenas naquelas que têm as versões mais avançadas do sistema.
Assim, qualquer usuário do Windows 8 poderá fazer o sistema falar mais de um idioma e alternar entre as opções escolhidas. O único ponto que o blog não deixa claro é se esse recurso já estará disponível no Consumer Preview, que será lançado na próxima quarta-feira, 29/2.

À medida que se aproxima a liberação da versão beta (ops, Consumer Preview) do Windows 8, mais informações a respeito do sistema e de outros produtos vão sendo, pouco a pouco, reveladas pela Microsoft ou garimpadas pela imprensa.
Eis uma lista de novidades:

Visual Studio 11 beta
Visual Studio 11 beta: ajustado à interface Metro



- Windows Server 8 e Visual Studio 11

Junto com o Windows 8 Consumer Preview, sairão também as versões beta do Windows Server 8 e do Visual Studio 11. Voltado para empresas, o Server 8 fará a contraparte na retaguarda dos sistemas clientes.

O Visual Studio, ferramenta de desenvolvimento, deve trazer recursos que permitem a criação de aplicativos segundo o novo figurino do Windows, a interface Metro. Naturalmente, como o velho padrão desktop ainda permanecerá vivo, o VS 11 – acredito – precisará ter funções anfíbias, para gerar produtos nos dois modelos.
O site The Verge publicou uma tela do Visual Studio (acima). O aspecto geral não difere muito das telas de outras versões. Nota-se, no entanto, a mesma tendência dos outros produtos a telas com poucas cores e sem recursos de 3D.


- Windows Live e Zune

Com o Windows 8, as marcas Windows Live e Zune desaparecem. O Zune, que era listado nos menus do Windows Phone, some por completo. Em vez de Zune Music Player, apenas Music. Em lugar de Zune Video Player, só Video. Na área do Windows Live, a tendência é também a simplificação. Veja as mudanças:

- Microsoft Account (em vez Windows Live ID)
- Mail (Windows Live Mail)
- Calendar (Windows Live Calendar)
- People (Windows Live Contacts)
- Photos (Windows Live Photo Gallery)
Os nomes SkyDrive e Hotmail se mantêm.


- SkyDrive

Na interface Metro do Windows 8 haverá um app para o SkyDrive, o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Com ele o usuário poderá acessar arquivos armazendado na internet usando diferentes dispositivos: PC, tablet, smartphone. Esta pista sobre o SkyDrive foi dada oficialmente no blog Construindo o Windows 8.



- Office 15

A faixa de opções continua a existir na próxima encarnação da suíte de escritório. Em telas da versão Technical Preview vazadas recentemente, a faixa aparece minimizada. A interface do produto, pelo menos nessa versão de teste, parece mais espartana, com reduzido uso de cores, bem no estilo da interface Metro. Possivelmente, haverá uma espécie de touch mode, um modo em que o programa fica preparado para ser usado em telas sensíveis ao toque, independente de teclado e mouse.

Não está claro se haverá a liberação de uma versão do Office 15 para o público. Aparentemente, não.


Fonte: info.abril.com.br

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

HP vaza versões do Windows 8


HP vaza versões do Windows 8. Será o fim das edições Home Premium, Business e Ultimate?

Ao que parece, a Microsoft pode ter decidido encerrar o tradicional esquema de batismo das versões de seu sistema operacional Windows. Pelo menos é o que deixou vazar o site da HP.



De acordo com a página do computador Alcor Micro Smart Card Reader Driver da HP, as seguintes opções do novo sistema operacional da Microsoft são listadas:
-    Microsoft Windows 8 32 Edition
-    Microsoft Windows 8 64 Edition
-    Microsoft Windows 8 Enterprise 32 Edition
-    Microsoft Windows 8 Enterprise 64 Edition
-    Microsoft Windows 8 Professional 32 Edition
-    Microsoft Windows 8 Professional 64 Edition



Comenta-se nos bastidores que a idéia da Microsoft seria o de simplificar a “vida dos usuários”, ao ofertar menos versões, reduzindo ainda a confusão na hora da compra.


Vale ressaltar, no entanto, que tais versões podem não ser as definitivas, uma vez que em setembro de 2011, Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows da Microsoft, informou que as edições finais do Windows 8 só serão anunciadas em uma fase bem adianta de desenvolvimento (próxima de seu lançamento).

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Novas funções de Acessibilidade!!!


Depois de anunciar a data de apresentação da primeira versão beta do Windows 8, marcada para o dia 29 de Fevereiro, a Microsoft continua a desvendar pormenores sobre a nova versão do sistema operativo. Desta vez as novidades dizem respeito aos utilizadores com necessidades especiais
As novidades foram divulgadas numa mensagem publicada no blogue Building Windows 8 por Jennifer Norberg, senior program manager da equipa de Human Interaction Platform da Microsoft, onde a responsável apresenta algumas características destinadas aos utilizadores com necessidades especiais, algumas das quais já se encontravam presentes em edições anteriores do sistema operativo.
Melhorou a saída de voz, a lupa de tela que funciona com tela sensível ao toque, e uma API que pode ser controlada com a nova interface para o metro, o Windows 8 para tornar amplamente acessível a todos. Microsoft mostrou algumas de suas técnicas de apoio às pessoas com deficiência no novo Windows 8. Assim, deve responder, por exemplo, a voz Narrador e muito mais rápido ler textos selecionados sem muita demora. Isto também se aplica ao texto em páginas da web.
Além narrador para outros idiomas e vozes foram adicionados. Novas opções de configuração permitem, entre outras coisas, a influência da taxa de elocução. Microsoft indicou que os componentes e funções da automação interface do usuário, permitindo o Narrator ler a saída de aplicações melhores. Além disso, toda a instalação do Windows 8 tem a ajuda efetuada pelo Narrador. Em dispositivos com tela sensível ao toque segue o seu dedo e Narrador lê o que está abaixo dela.
Lupa foi adaptado para telas sensíveis ao toque, com a Microsoft se concentrou no modo de tela cheia, que é usado de longe o mais comum. A nova Lupa é iniciado em um dispositivo touch-screen, o Windows exibe uma borda em torno da tela. Com o toque de a lupa pode ser movimentada. Alterne com + e – tornam possível ampliar ou reduzir. Ao mesmo tempo, o aperto e típico Spreizgesten são suportados. Teclado na tela está disponível para aqueles com dificuldades de mobilidade desde o Windows XP.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Novo Logo, Nova Identidade!!!

Novo Logo Windows 8

Faz muito tempo que não tenho contato com o Windows (o último foi o XP). E confesso nunca ter colocado as mãos no Vista, Server 2008, Windows 7 ou mesmo no Windows Mobile. Mas, embora tenha uma vaga idéia de como ele realmente seja hoje, acredito que uma mudança de identidade seja fundamental – já que o anunciado Windows 8 promete ser um divisor de águas na história desse produto.



Como sabemos, a Pentagram é um dos mais importantes escritórios de design do mundo, com projetos de identidade para Benetton, Nissan, Penguin, United Airlines, Phaidon, Citigroup e outros incontáveis (e brilhantes) trabalhos. E a Microsoft – que não é boba – sabia disso na hora de escolher os caras para o job.
E escolheu bem! Uma prova disso é a pergunta “fatality, kill him!” feita pela Paula Scher (designer, responsável pelo projeto), logo na primeira reunião com os caras:
If your name is Windows… why are you a Flag?
A resposta era óbvia (ao menos para a Microsoft): com o passar dos anos os sistemas ficaram mais poderosos (e graficamente mais complexos), fazendo com que (de forma caótica ou não) a tal “Janela” absorvesse esse espírito: com movimento, cores, brilho e a coisa toda. Mas isso não faz sentido. E, sem dúvida, hoje não funciona mais.


Num momento onde a simplificação da forma volta a ser valorizada (thanks, World!), a Pentagram opta em trazer o Windows de volta a sua base: absorvendo uma cor sólida, traços consistentes e trabalhando a perspectiva dos elementos de forma maestral.
E tudo isso se justifica não apenas pela abordagem gestáltica desse projeto, mas principalmente pelas propostas do produto: criando uma forte sinergia estética com a interface gráfica, batizada de Metro (presente também no Windows Phone).


O projeto me agrada muito por ser, nitidamente, parte de um sistema inteligente, neutro e funcional para qualquer aplicação: seja ela estática ou em movimento.

E embora a Microsoft (e antes, a IBM) tenha cometido o “atentado” de dar longevidade a Arial, o GUI Metro prova que cada vez mais a empresa percebe – valoriza e busca – a característica que sempre foi fundamental nos produtos e sistemas da Apple: o design limpo, de linhas sólidas, tipografia adequada e cores eficazes.
Agora, se o OS vai funcionar tão bem quanto a identidade, já não é comigo. :)


Escrito por Paulo Mileti

Versão Beta do Windows 8 “Consumer Preview” será lançada no dia 29 de Fevereiro

A versão beta do Windows 8, também chamada de Consumer Preview, já tem data oficial de lançamento. De acordo com o Business Insider, a Microsoft enviou convites para a mídia revelando que o Windows 8 Consumer Preview será lançado no próximo dia 29 de Fevereiro.
A Microsoft irá lançar a versão beta da próxima geração do Windows como parte de suas atividades do Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, na Espanha, no qual acontecerá entre os dias 27 de Fevereiro a 1 de Março. Anteriormente a Microsoft já tinha prometido que de fato iria liberar ao público o Windows 8 Beta até o final de Fevereiro de 2012. Com este anuncio de hoje, tudo aponta que a Microsoft está em dia com o desenvolvimento do Windows 8 e se tudo continuar assim é bastante provável que o mais novo sistema operacional estaja pronto para o lançamento final até o fim do ano.
Só nos resta agora esperar ansiosamente até o dia 29 de Fevereiro para sentirmos o gostinho do Windows 8.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...